quinta-feira, 23 de setembro de 2010

... lentidão do diagnóstico dos Linfomas

Oi gente! Este texto a seguir, foi postado em outro blog(http://hemo-blog.blogspot.com/2010/09/sobre-lentidao-do-diagnostico-dos.html), achei interessante, por isso resolvi copiar e postar aqui tb, até pq "essa lentidão" aconteceu comigo e com várias pessoas que conheço, por isso vamos ficar atentos!!!!!

 

... lentidão do diagnóstico dos Linfomas

Foi publicado na Folha de São Paulo do dia 21 de setembro de 2010 um artigo que ilustra a lentidão no diagnóstico de Linfoma no Sistema Único de Saúde comparado ao serviço privado. O artigo refere-se ao estudo multicêntrico com 540 pacientes com linfoma que fizeram diagnóstico na rede pública e privada. É relatado pelo jornal que 13% dos pacientes do SUS fizeram diagnósticos em estágio precoce versus 37% na rede privada. Segundo o artigo, no SUS os pacientes esperam até 6 meses para fazer os exames de imagem e biópsia, procedimentos fundamentais para o diagnóstico. O processo é lento porque o paciente percorre um longo caminho constituído de inúmeros encaminhamentos até o cirurgião fazer a biópsia para ser analisada pelo médico patologista. As conseqüências desta lentidão promovem provavelmente a progressão da doença e diminuição das chances de cura.

No dia 19 de setembro foi publicada no mesmo jornal uma discussão no caderno Eleições sobre a porta de entrada do SUS sendo declarado por médicos “experts” em saúde pública que o foco dos candidatos à presidência está equivocado, pois os “Ambulatórios Médicos de Especialidades” ou as “Unidades de Pronto Atendimento” visam o atendimento de especialistas, enquanto 85% da necessidade de saúde da população brasileira poderia ser resolvida pelo programa da saúde da família nas Unidades Básicas de Saúde. Só 15% dos casos necessitariam de hospitais especializados.

Entendo que do ponto de vista epidemiológico doenças como: Hipertensão Arterial, Diabetes Mellitus, Bronquite asmática são mais freqüentes que os Linfomas. Entretanto a velocidade do reconhecimento de uma patologia menos freqüente não é ideal, pois muitas vezes os médicos demoraram a suspeitar de neoplasia e quando suspeitam os recursos para fazer exames de imagem e biópsia são escassos e estes hospitais especializados não são ágeis frente à demanda.

Portanto, mais uma vez a informação é fundamental. O paciente precisa estar informado sobre sintomas e sinais que podem estar presentes no diagnóstico dos Linfomas. Embora seja um grupo extremamente heterogêneo de doenças entre si, alguns sintomas e sinais são semelhantes.

Saiba mais sobre:

Linfoma de Hodgkin: http://hemo-blog.blogspot.com/2010/05/linfoma-de-hodgkin.html

Linfomas não-Hodgkin : http://hemo-blog.blogspot.com/2010/04/linfoma-nao-hodgkin.html
(hemo-blog)

6 comentários:

  1. isso mesmo camilla, aqui no rj demorei uns 5 meses p descobrir o linfoma.. fui em 3 medicos e nenhum cogitou de ser linfoma e olha q estava com exames de alargamento de mediastino e ultra de varias linfonodomegalias no pescoço..e a maldita coceira q atacava a noite..mas tudo comecou com uma dor tipo torciloco.. sao mtos sintomas.. e dizem q tumor nao doi, mas eu sentia dores horrorosas no pescoço.. ai vc ve! pq isso so a biopsia indica, mas eh melhor faze-la assim q desconfiar de algo e nao pagar p ver ne! pq medicos bons são poucos, um monte de gente ruim se forma ai.. te medica errado, e ate mata e nao vai preso.. por isso q eles deveriam ter mais cautela.. pq com a vida nao se brinca.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Pois é Luizi, mas Graças a Deus encontramos "anjos" que trataram corretamente da gente...e vc está ótima...e eu em breve tb estarei! Bjos!!!

    ResponderExcluir
  3. oi camila, acabei de fazer um blog tambem...dah uma passadinha lah...
    www.nayleocadio.blogspot.com.br
    bjos

    ResponderExcluir
  4. Oi Nay...q ótimo...vou olhar sim! Bjão!!!!

    ResponderExcluir
  5. Olá Camilla, gostei muito do seu blog e admiro sua história se não se importa passarei a ser sua mais nova seguidora e terei seu blog no meu blogs que sigo...
    Concordo plenamente quando se diz em lentidão de diagnóstico (sei que a postagem foi especifíca para Hodgkin), mas eu tenho uma doença rara chamada Sindrome de Cushing que é um tumor localizado na hipófise, demorei 1 ano para receber o diagnóstico, nesse tempo consultei um hematologista que até de Hodgkin chegou a suspeitar, eu postei recentemente em meu blog o protocolo de exames que tive que me submeter a poder chegar ao tratamento... Acho que em alguns momentos falta á alguns médicos (não são todos, mas existe) conhecimento humildade e empatia para ouvir o paciente e acreditar em seus sintomas, e se não souber como proceder ser sincero em assumir e encaminhar esse paciente com sabedoria, pois a demora do diagnóstico nos rouba momentos preciosos de vida, causando muito sofrimento...
    Beijos da mais nova amiga

    ResponderExcluir
  6. Olá Karina, terei o maior prazer em recebê-la aqui em meu blog sempre e agradeço pelo carinho nas palavras e por ser minha seguidora. Realmente esse tempo perdido...interfere e muito no nosso tratamento e nas chances de cura...infelizmente são poucos os profissionais REAlMENTE qualificados e sensiveis na medicina. Bjos querida! Fique com Deus!!!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!!! ;)

Obs.:Atualmente ando um pouco afastada do blog, mas podem me mandar e-mails, que eu respondo todo mundo! ;)

E-mail: milsinha@hotmail.com

Que Nosso Pai Eterno os abençoe grandemente!