sábado, 19 de fevereiro de 2011

TMO

Oi gente bacana...demorei...mas estou aqui pra contar como foi meu TMO(Transplante de Medula Ossea) Autologo.
Enternei dia 20 de janeiro, no Hospital Brigadeiro em São Paulo, era uma quinta-feira, ao chegar no hospital tudo tranquilo, tudo ok....fui encaminhada para o quarto onde iria permanecer com uma companheira chamada Vanderli.....portanto não poderíamos ter acompanhantes. Tudo bem, mainha ía me ver somente nos horarios de visita mesmo.
Dia 21 coloquei outro cateter, um Duplo Lúmen, eu já tinha um port-a-cath, mas ele não ía dar conta ...então resolveram colocar esse outro bem em cima do antigo. Recebi anestesia local, mais foi meio traumático, a médica que colocou não ajudou muito, fiquei muito nervosa.....afffff....mas atenção, normalmente essa colocação de cateter é bem tranquila, sem estresse.....mas no meu caso(pra variar) teve q complicar! rsrsrsrsrs

Pronto! Cateter colocado, passei um dia no soro, só hidratando, dia 22 comecei a quimio(pesada)....essa quimio pré-TMO serve pra matar o que ainda restar, se ainda restar, da doença e também para "detonar" nossa medula. Tomei por 4 dias seguidos, nesse tempo também tomei 2 bolsas de sangue(pela 1ª vez na minha vida), tive umas reaçõezinhas básicas da quimio.....como: enjoo de leve, uma tarde de enxaqueca, com direito a muita dor de cabeça e vômito, e coceira e vermelhidão nas extremidades do meu corpo, como: pescoço, cotovelo, punho, joelho, pé e etc.....depois que a coceira e o vermelhidão passou, ficou preto! Mas depois foi clareando!!!

Etapa da quimio concluida, descansei um dia, dia 27 comecei a receber de volta minha medulinha, tomei 5 bolsas a tarde e dia 28 recebi mais 3 bolsas pela manhã.....reações: na primeira bolsa senti um calor subindo na cabeça, depois um gosto "daquele liquido do milho verde enlatado", e taquicardia, que foi sendo controlada com a intensidade do gotejamento da bolsa....ficamos sempre monitoradas(pressão e batimentos) durante a infusão e com a presença do médico. Uma observação feita pela médica do 2º dia: - Geralmente os pacientes diminuem a frequência cardiaca durante a infusão, mas com vc foi ao contrário, que curioso!
Claro que comigo tinha que ser diferente né Dra! rsrsrsrsrsrs (afffff.......tô dizendo isso agora, mas na hora fiquei tensa)

Etapa da infusão concluida, agora é só esperar a medula "pegar" e ir embora. Tava tudo muito bem, tudo muito certo......tomei mais um sanguinho aqui, uma plaqueta ali e só sucesso.
Minha companheira de quarto tinha feito infusão dois dias antes de mim, começou a ter umas febres estranhas, uma tremedeira...e faz exame e toma dipirona....resolveram isolar a bichinha....e me mudaram de quarto...a partir daí mainha pôde ficar comigo. E continuava tudo muito bem, tudo muito bom....só a comida que não tinha jeito de descer...rapaz, aqui em São Paulo é uma história de botar alecrim, agrião, salsão....nas comidas...afffff....fica muito estranho, doce, sei lá...gostei não....pense num sofrimento pra comer, a pessoa com fome....qd a comida chegava, não descia nada.....e o pior é que mainha não podia nem trazer nada pra mim.....affffffffff......  

E qd tudo parecia está bem....comecei a ter febre, tremedeira......e colhe exame e toma paracetamol e a febre não baixa, toma banho frio na madrugada, coloca compressa de gelo....afffff......uma agonia!!! Tira o cateter, o duplo lúmen, pq ele pode estar infeccionado.....isso tudo começou numa sexta a noite, sábado e domingo.......na segunda, a grande e esperada noticia......minha medula pegouuuuuu....no 10º dia!!! Fiquei super feliz!!! E os médicos super otimistas, disseram que a partir de agora tudo seria mais fácil, pois meu organismo já estava começando a trabalhar sozinho. Passei
a segunda bem, a noite também, no outro dia disseram que íam me isolar também, aí a enfermeira disse que era melhor a mainha não ficar comigo no quarto o tempo todo, até pela própria segurança dela. Ok! Mainha foi pra casa e eu fiquei sozinha....tava tudo tão bem até o final da tarde quando mainha foi embora.....mas........bastou algumas horinhas....e começou a tremedeira, a febre, toma paracetamol, a febre não baixa, aumenta dose....nada....passa a tomar de 4 em 4 horas....e nada.....faz compressa de gelo....a febre foi passando, passando, passando.....e o coração acelerando, acelerando, acelerando....taquicardia de novo, sozinha...na madrugada.....chamei a téc. de enfermagem, ela chama o enfermeiro do plantão, ele chama a médica do plantão.....coloca máquininha pra monitorar Camilla, faz coleta de exame na arteria(é punsionado no punho, foi nos dois, nunca tinha feito esse exame).....e fomos assim pela madrugada....pela manhã chega o enfermeiro pra fazer os controles(normais a todos os pacientes internados), verifica pressão, temperatura e peso(isso é feito 3 vezes ao dia) e no meu caso, por conta da noite passada, a saturação(grau de oxigênio).....e corre chama equipe médica....Camilla com pressão lá em cima, grau de saturação perigoso.....coloca mascara de oxigênio, toma remedio pra baixar pressão.....mainha liga, não tenho como atender....mainha liga, liga, liga e liga....Jr liga e liga e liga.....lá pras 9h consegui falar com mainha rapidinho.....disse que estava tudo bem, mas que ela viesse o mais rápido possivel, pois estava precisando dela.
Quando ela chegou, levantei devagar....consegui tomar banho....teve a visita dos médicos...e a noticia que me apavorou... - Camilla, vamos tirar seu Port-a-carth!....e eu: - E minha trombose? Meus médicos de Maceió cogitaram essa ideia em dezembro, mas desistiram pq seria perigoso, pois na retirada, meu trombo pode sair do lugar!!!....e os médicos: - Vamos analisar direitinho seu caso, mas vamos ter que tirá-lo sim.
Ahhhh! Comecei a chorar...fiquei nervosa....mainha ligou pra minha médica de Maceió, ela pediu pra gente ter calma e confiar na equipe daqui, que tudo daria certo, que ela estava torcendo e rezando muito por mim.
Fui me acalmando, me acalmando....no outro dia fiz outro Eco, tive uma ótima noticia que me deixou muito mais calma, o trombo tinha diminuido bastante, estava bem pequenininho, portanto não teria mais perigo......então vamos lá......fui pro centro cirurgico tirar meu "amigo do peito"....há 1 ano em mim.....anestesia local, mas o médico super gente boa, foi tudo tranquilo Graças a Deus!
Mas com a retirada dos cateteres, tiveram que punsionar uma veinha no meu braço, primeiro foi no esquerdo, passou 1 dia.....depois no direito(na minha velha companheira que nunca me abandonou), passei quase 4 dias......exigimos demais dela.....ficou muito dolorida....tivemos que trocar...fura de novo no braço esquerdo...passou mais 2 dias....perdi a veia de novo...afffff......começou outra preocupação, como vai ser? não tenho mais onde furar....minhas veias estão muito fraquinhas.....Ah! Detalhe! Pela manhã Socorro(minha anjinha, téc. da noite) na coleta de sangue pra exames...ela colhia no meu pé!!!! Pense!!!
Sim....mas voltando a preocupação dos acessos...fui tomar banho e pedir a Deus pra tomar a frente, que não ía me preocupar com isso....que Ele determinasse....e assim foi feito....qd os médicos passaram em visita, Dr. Zeca(chefe da equipe), viu como meus braços estavam, vermelhos e inchados...e disse: - Ninguém vai furar mais a Camilla não! .....e as médicas: - Mas ela ainda está tomando alguns antibióticos....ele: - Troquem por comprimidos e injeções intramuscular, pq por veia não tem mais condiçoes não!
Ah!!!!!! Obrigada Senhor!!! Obrigada Senhor!!!! Obrigada Senhor!!!!
Fiquei super feliz!!!!! Ficar sem nenhuma amarração....que alivio! Nesse tempo, eu já estava bem melhor, sem febre.....mas com Pneumonia!!! Ah....vcs pensaram que já estava tudo resolvido? Nada disso.....Lá trás qd começaram as febres, apareceram umas manchas vermelhas no meu corpo, tive uns inchaços e Pneumonia, a suspeita era de vasculite e dermatite! Affff....tanta "ite"
Então....mas tudo foi se resolvendo com a Graça Divina, os aperreios foram passando, passei uns 3 dias ainda no oxigênio, mas depois tudo foi voltando ao normal, só minha pressão que tava altinha, mas sendo controlada com remedios...ah! minha febre chegou a 39, 9° e minha pressão 19 x 11.......gostaram? Só Jesus!!!!! Foi um sufoco que passei q só eu sei!!!! Ninguém no mundo, além de mim e Deus, sabe o que passei......mas passei e hoje estou aqui contando pra vcs.
Depois de 27 de internamento e complicações, tive alta.....só tive que comparecer ao hospital por mais 3 dias pra tomar injeção e depois só pra consulta.
Ah! Aquela minha companheira de quarto também ficou super bem, a médula dela pegou um dia antes da minha e ela teve alta uma semana antes que eu.
Ah mais uma vez! Meu cabelo que já estava querendo nascer.....despencou de novo, depois de uns 10 dias depois da quimio.

P.S. Qd estava "no sufoco", lembrava sempre do carinho, das orações e energia positiva vinda de vcs!                             

                                        OBRIGADA MEUS QUERIDOS, POR TUDO!!!!!!!!

19 comentários:

  1. minha linda...o mesmo sufoco que vc passou tbm passei foi dificil para mim!!eu nao consseguia andar e ninguem sabia pq q quando eu andava a minha saturaçao ia para 140 uma luta para descobrir ate q acharao insuficiencia cardiaca por causa das quimio poxa alem da gente estar lutando para viver de uma doença aii encontram mais uma coisinha para te deixar mais debilitada neh!! mais esta tudo bem agora estou tomado remedio para o coraçao e o resto estah tudo bem começei a tomar as vacinas e a batalha continua neh amiga... e que venha a vida nova que esperamos eu tbm nao tenho filhos e gostaria muito de te-los e se deus assim permitir..um bjao qualquer duvida entra no meu orkut ja somos amigas lah xauzinhoo

    ResponderExcluir
  2. CARALHOOOO! To passda aki, menina só Deus mesmo, vixe to emocianada por saber q vc passou por td isso amiga, e ao mesmo tempo morrendo de medo jaja sou eu :(..... Mas Deus ta na frente de td e sabe todas as coisas, parabens por sua força amiga, e parabens pela vida nova neh? agora é so comemorar!
    Volta logo pra gente comer bem mt... hehehe...
    te adoro muito :)
    bjus

    ResponderExcluir
  3. è garotinha, a batalha foi grande para você, mais sempre soube que vc era forte e admiro muito essa sua virtude, nesses momentos tem gente que se deixa abater e não lembram que com fé e Deus na frente de tudo nada é tão dificil e impossivel de acontecer, ele sempre estar como todos nós, examinando e cuidando de cada caso com carinho, estou muito feliz por vc muito feliz mesmo, minha amiguinha jaja estará em casa curradissima e voltará a viver sua vida e é como vc mesma disse agora como outros olhos de visão de mundo, das pessoas, que tudo não é como nós idealizamos ou pensamos ser e sim como a sociedade quer que seja, mais é so ela que temos né rsrs so nos resta o aprendizado. Te amo amiga saiba que nunca desviei meu pensamento de vc e sempre te acompanhei e te acompanharei. bjsssssssss e tou feliz

    ResponderExcluir
  4. Pois é meninas! Foi muito dificil.....mas Graças a DEUS passou e hj eu estou aqui contando história!!! O segredo é manter a fé sempre, nunca perder a esperança de dias melhores!
    E Bruxinha.....ei!!! pode parar de pensar besteiras, viu!? Pois vc sabe mais do que ninguém que cada organismo é diferente e reage de uma maneira! Deixe de coisa, que o seu TMO não vai nem chegar perto do meu nas complicações! Tenha fé!Rummm Bjos!!!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Amiga guerreira estou super feliz pois sua medula pegou agora vai ser tudo diferente graças a Deus, que sufoco vc passou né mas agora esta tudo bem graças a Deus.bjs e fique com Deus.

    ResponderExcluir
  6. É Fran...Deus é Grande, Forte e Fiel!!!! Não nos abondona nunca!!!! Bjão pra vc!!! Como vai Roberto?

    ResponderExcluir
  7. " Porque ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; ainda que decepcione o produto da oliveira, e os campos não produzam mantimento; ainda que as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja gado;
    Todavia eu me alegrarei no SENHOR; exultarei no Deus da minha salvação.
    O SENHOR Deus é a minha força, e fará os meus pés como os das cervas, e me fará andar sobre as minhas alturas." Habacuque 3:17-19

    Quanto maior a confiança maior a recompensa.

    Que o Eterno fortaleça ainda mais o teu coração!!!!!!!!

    Jailton

    ResponderExcluir
  8. Garotinha...parabéns pela força e pela coragem!!!! quanto sufoco...mas já sabiamos do resultado né? Deus não desampara seus filhos...Obrigado Jesus por essa graça alcançada!!
    Bjos
    Sonaly

    ResponderExcluir
  9. Garota li todo seu depoimento é de ficar caída de yanto sofrimento e coragem. Agora meu bem aproveite a vida sem moderação. Abraçso Apertados para mainha tb.

    ResponderExcluir
  10. Força, força e força!!!! Tem mando energias positivas, e Deus é contigo!!! O Senhor Jesus te abençoará!!! Um grande beijo em seu coração e um abraço bem apertado. Susy.

    ResponderExcluir
  11. Obg queridos pelo carinho de vcs....é esse carinho e a força das orações que me dão forças pra lutar!!!!! Sou abençoada por ter vcs em minha vida!!!

    ResponderExcluir
  12. Oi Camila,

    li com muita atenção o seu post e verifiquei que cá em portugal os tranplantes são feitos de maneira muito diferente.

    Eu fiz o meu TMO Autologo fez 2 anos dia 23 Dez, mas estive sempre em isolamento e ningu+em podia lá ficar comigo.

    Meu marido podia visitar-me, mas apenas por um bocadinho, todas as outras pessoas falavam comgo pelo vidro ou pelo telefone.

    Estive internada de 18/Dez a 8/Jan. portanto 21 dias e só nos ultimos 3 é que pude tomar um duche, nos outros tinha de me lavar "à gato" como chamamos cá em portugal.

    De qualquer forma, fiquei muito feliz por saber que no final correu tudo muito bem.

    beijos grandes.

    ResponderExcluir
  13. É Gigi, por aqui as coisas vêm mudando, na verdade acho que é um padrão mundial. Antes por aqui também era assim, isolamento total, mas aos poucos eles(os médicos) estão desenvolvendo alternativas seguras para o melhor bem estar dos pacientes.
    Grande bjo! Fique com Deus!!!
    Obg pelo carinho e continue me acompanhando!

    ResponderExcluir
  14. é camila, só Deus e nós mesmo para saber o que passamos nesse tmo, mas é como diz a música "mas todo passa, tudo passará, e nessa vida, nada fica, nada ficará"...força e fé em Deus sempre, e tenho ceeeeertezaaaaa que logo vc estará de volta!!!
    Amém Senhor!!!
    bjossss
    Rafa

    ResponderExcluir
  15. camilinha do céu, q sufoco hein..ainda bem q passou....fuquei rezando por ti e vou continuar...
    um abraço bem forte e fica com Deus

    ResponderExcluir
  16. Camilla estou super emocionado de ler esse teu relato, mais estou muito feliz. Escreve um livro, planta uma arvore e o resto vc sabe. Beijo do teu amigo.

    Marlon Ferreira

    ResponderExcluir
  17. Minha querida, Deus sempre será por você,e que muitos como eu também,possamos ver sua fé e nunca dessistir! Não consigo fazer idéia de tudo tudo que passou, mas, Deus deu o resultado positivo ! Fique melhor pra voltar a casa !!!! Beijos

    ResponderExcluir
  18. Meus queridos obg pelo carinho e forças de vcs! Foi com essa energia positiva e o poder da oração que estou aqui pra contar história! Que Deus ilumine e abençoe a vida de cada um de vcs! Bjo grande!!!!

    ResponderExcluir

Grata pela visita!!! ;)